New trace communication lda

Comunicação por Excelência

Marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.

marketing de conteúdo-01-01

O que é Marketing de Conteúdo

Ao começar uma estratégia de Marketing Digital, todo profissional de marketing encontra essa frente chamada Marketing de Conteúdo. Mas o que significa, afinal de contas?

Indo directo ao ponto, Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing. A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Podemos dizer que o significado de Marketing de Conteúdo é relativamente novo. Somente nesse novo século que esse conceito foi forjado e que estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados.
No entanto, suas aplicações já aconteciam antes mesmo da era digital. Sim, essa estratégia também existe offline. E faz tempo!

Mas como assim? Isso não é parte do Inbound Marketing? Como poderia existir antes da ascensão da internet? Vamos contextualizar historicamente com um exemplo clássico. Em 1895, a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. A publicação segue em circulação até hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura. Com essa revista, a John Deere ousou, e optou por compartilhar conteúdo com o público interessado em agricultura em vez de simplesmente criar anúncios “empurrando” os produtos que são fabricados pela empresa.

Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam

É verdade que nem todos os leitores da revista possuíam tractores da John Deere, mas ao consumir a informação da marca, poderiam descobrir dores que julgavam ser inexistentes até então. E ao sentir a necessidade de fazer uma compra, optariam por uma marca de confiança. Ou seja, a revista cumpre exactamente o propósito do conceito: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. É um dos primeiros registos de Marketing de Conteúdo, e desde então, várias marcas têm feito o uso da prática.
Resumindo: Marketing de Conteúdo é falar sobre seu nicho de mercado. Diferente de uma press release de uma assessoria de imprensa ou do marketing tradicional, não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Beethoven Wanga

Beethoven Wanga

Director Criativo, Designer Gráfico & Brand manager
Formando em Gestão Comercial e Marketing pela Universidade Gregorio Semedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *