New trace communication lda

Comunicação por Excelência

Como funciona o algoritmo do Facebook?

Falar actualmente em Facebook é falar em Ranking, também conhecido no passado como EdgeRank. Este algoritmo criado por esta rede social é algo único e é primordial que você perceba o que ele significa, pois, só assim conseguirá ter sucesso com a sua FanPage.

pexels-photo-927629

O Ranking é a fórmula utilizada pelo Facebook para definir a relevância que uma pessoa tem para a outra. Se reparar, existem algumas pessoas que aparecem mais no seu Feed de notícias enquanto outras parecem nem existir. Isso se deve ao fato de essas pessoas serem mais relevantes para você do que as restantes. Como tem um relacionamento mais próximo com elas (comenta fotografias que elas compartilham, fala no chat com elas ou compartilha conteúdos, por exemplo), o Facebook percebe que vocês dois têm um relacionamento mais próximo.

Como o objectivo do Facebook é mostrar o conteúdo mais relevante, ele dá preferência àquelas pessoas com quem você mais interage. Isso faz, também, com que aquelas que recebem menor interacção nem sequer apareçam na sua timeline.

O mesmo acontece com as páginas. O Facebook faz isso para ajudar o usuário a ter mais conteúdo de interesse, mostrando as publicações que são mais relevantes para esses usuários. No Facebook, verá aquilo que o algoritmo permitir. Ou seja, se tiver uma página com dez mil fãs, o algoritmo faz com que as suas publicações não apareçam aos dez mil fãs, mas sim a um número mais reduzido.

No Facebook acontece aquilo que é chamado de economia da atenção. Onde existe tanto conteúdo, quem conseguir produzir um melhor conteúdo e ser mais criativo é aquele que vai ganhar a “guerra” pela atenção dos seus fãs.

O Ranking funciona mais ou menos como o sistema de indexação de artigos do Google. Os textos que são mais lidos, que recebem mais links e que são mais compartilhados aparecem em primeiro lugar nos motores de busca. Logo, são mais relevantes.

Melhorar o Ranking numa página significa que os seus fãs vão receber mais conteúdo publicado por você. Por isso, quanto mais interacção gerar, mais fãs vão ver os seus conteúdos.

O Ranking é um tema bastante “sensível” até para o próprio Facebook, que muitas vezes afirmou que não existia nenhum termo técnico para definir o seu próprio algoritmo. A verdade é que esta palavra tem sido utilizada para definir o algoritmo do Facebook e para que a sua compreensão seja simplificada, vamos continuar a utilizar este termo durante todo o texto.

Em que consiste o ranking do Facebook?

O Ranking baseia-se, principalmente, em quatro premissas: afinidade, tempo, relevância e comentários negativos. No total, afirma-se que o Ranking é composto de mais de mil factores de ranqueamento, mas os que citamos são, sem dúvida, os quatro principais. Tenha em atenção que eles podem mudar a qualquer momento e é importante que você se mantenha atento às modificações constantes realizadas no algoritmo do Facebook.

Contentar-nos para te ajudar!

Telefone/Whatsapp (+244) 944 887 950
comercial@tracecommunic.com

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Beethoven Wanga

Beethoven Wanga

Director Criativo, Designer Gráfico & Brand manager
Formando em Gestão Comercial e Marketing pela Universidade Gregorio Semedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *