Como o blog corporativo deve ser usado para fortalecer a sua marca?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Um blog corporativo é um ambiente na internet, geralmente uma categoria dentro do site de uma empresa, no qual são publicados artigos e outros materiais com o objectivo claro de atrair um determinado público, gerar leads, se relacionar com essas pessoas e, posteriormente, oferecer produtos e serviços. O tipo de conteúdo mais comum nesses espaços é os artigos, mas na plataforma também podem ser publicadas outras mídias, como infográficos, fotos, vídeos e áudios.

Quando você quer saber mais sobre algum assunto, em que site você vai à busca de respostas? Sua resposta, muito provavelmente, foi o Google, que é o principal pesquisador da actualidade. Você já reparou que a maioria dos resultados encontrados é de conteúdos publicados em blogs corporativos? Se você actua na área do marketing, já deve estar familiarizado com o processo.

Alguns artigos têm o objectivo de atrair e educar o internauta a respeito de algum assunto relacionado ao mercado em que a empresa actua. Outros são criados com o intuito de gerar leads e, para isso, oferecem um e-book ou algum outro tipo de material que seja do seu interesse. Quem faz o download do conteúdo entra no funil de marketing da empresa, no qual se inicia um relacionamento, geralmente com estratégias de e-mail marketing.

Naturalmente, a atracção de pessoas, a geração de leads e o relacionamento com a audiência não são objectivos finais. Quando a empresa investe em marketing de conteúdo por meio de um blog, geralmente o faz como meios para atingir suas metas de posicionamento de marca, engajamento com a audiência, construção de autoridade e aumento nas vendas.

O papel de um blog em estratégias de marketing de conteúdo corporativo
Em blogs corporativos são publicados artigos, vídeos, áudios, imagens, links para downloads de e-books e outros formatos de conteúdo para atrair pessoas, gerar leads e, futuramente, engajar a audiência. No entanto, esse é um trabalho que gera custos com hospedagem e, possivelmente, plugins, domínio e manutenção. Então, por que não fazer tudo isso em mídias sociais ou plataformas gratuitas?

Lembre-se da pergunta sobre o site em que você busca informações para entender o principal motivo para se ter um blog corporativo. Embora as redes sociais sejam importantes para as estratégias de marketing de conteúdo de uma empresa, não é lá que o consumidor costuma pesquisar por assuntos de seu interesse, e sim no Google e nos demais buscadores.

Além disso, o empreendedor não tem controle sobre essas mídias, que podem simplesmente entrar em desuso, como aconteceu com o Orkut, ou gerar resultados menos satisfatórios devido a mudanças no algoritmo, como no caso do Facebook.

Bem, em relação às plataformas gratuitas, é verdade: você pode utilizá-las muito bem em suas estratégias de marketing de conteúdo para publicação de vídeos, imagens e, principalmente, artigos. No entanto, esses sites são mais interessantes para serem utilizados como guest posts e link building. Se você já tem um domínio próprio, provavelmente os custos com hospedagem não mudarão com a criação de um blog, que pode ser facilmente criado no WordPress, por exemplo.

Além disso, a mesma lógica sobre as mídias sociais são aplicáveis. Quem garante que sites como o Medium e Meio & Mensagem permanecerão tão populares? E se, por acaso, você pensou em plataformas mais simples, cuidado para não prejudicar a imagem da empresa. É preciso prezar pela qualidade do design, facilidade de navegação, seriedade e SEO.

Ao investir em marketing de conteúdo em um blog próprio, você pode publicar, além de notícias, novidades, curiosidades e textos educacionais, informativos institucionais e artigos sobre seus produtos e serviços. É também uma maneira de engajar com o público-alvo por meio da secção de comentários e avaliar o sucesso das estratégias com soluções de marketing digital, como o Google Analytics.

O início da estratégia
Assim como qualquer estratégia de marketing, para que um blog corporativo tenha sucesso em alcançar os objectivos da empresa, é preciso fazer um planeamento estratégico. Um dos primeiros passos dessa construção é a definição de personas. Os conteúdos criados devem conter dicas, orientações e informações para os clientes ideais da companhia.

Você e a sua equipe devem fazer pesquisas de palavras-chave para descobrir como as personas buscam por assuntos de seu interesse. Se você está a gerir uma indústria rural e precisa de serviços de comunicação, como buscaria por fornecedores nos buscadores? Utilizaria termos como marketing rural e marketing do sector agrícola?

As palavras-chave servirão como base para criação de conteúdos sobre temas que interessem à sua persona, de modo ideal, optimizado para ter um bom ranqueamento no Google e demais navegadores.

As personas também ajudarão você a guiar as estratégias de produção de conteúdo com base em suas preferências. O seu público prefere ler artigos, assistir a vídeos ou ouvir podcasts? Descubra isso em suas pesquisas e adapte o seu calendário editorial.

Além disso, é importante saber como divulgar os conteúdos do blog, pois, a audiência não encontrará os seus materiais de qualidade se isso não for facilitado, seja por anúncios, seja por meio da optimização para os motores de busca (SEO).

Entendeu o que é, para que serve e como iniciar as estratégias de um blog corporativo? Se você quer posicionar a sua marca na internet, construir autoridade, engajar com sua audiência e vender mais, esse pode ser um óptimo meio para alcançar esses objectivos. Elabore um planeamento estratégico e comece a criar materiais de qualidade, que sejam de interesse e ajudem as personas da sua empresa.

Você quer saber mais sobre planeamento? Então, confira o artigo sobre o que não pode faltar em um plano de marketing digital.

Ler também; A importância do design vai muito além da identidade visual

Beethoven Wanga

Beethoven Wanga

Deixe o seu comentário

Sobre nós

A TraceCommunication foi fundada em 2014. Apresenta-se como uma agência de Comunicação digital, Marketing e Design e Produção de materiais de comunicação, especializada na prestação de serviços de comunicação empresarial.

Seguir

Vídeo da semana