A importância do design vai muito além da identidade visual

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp

O processo que envolve o design não consiste em um desenho feito de modo automático, sem pensar em uma estratégia criativa. Os melhores resultados sempre começam em um conceito, que reflecte um sistema composto por metodologias usadas para ajudar na identificação, entendimento ou simulação de algo relacionado a uma marca.

Em outras palavras, podemos dizer que tudo tem um motivo. O uso de uma determinada cor não significa apenas que ela é bonita, chama atenção ou se destaca entre as demais. Por trás dela, pode estar a psicologia das cores, a responsável por despertar certos sentimentos nas pessoas.

Criação de proposta de valor da marca

Quando uma marca gera um valor superior ao cliente, ela consegue criar um diferencial no momento de lançar produtos ou se manter competitiva no mercado. Nesse sentido, o design tem muito a oferecer.

Durante o processo de criação, alguns detalhes importantes podem passar despercebidos — o que implica na eficácia do seu produto ou serviço, pois, determina se as pessoas vão entender ou simplesmente ignorar.

A proposta de valor explica como aquilo que você oferece, resolve os problemas do cliente ou progresso da situação dele. Para isso, oferece benefícios específicos e mostra uma diferenciação única, revelando porque a sua opção é melhor que a do concorrente.

Renovação das soluções digitais

Outro aspecto que o design tem muita influência é no processo de renovação das soluções digitais. Se há uma década as lojas não usavam monitores de sinalização digital ou os negócios não estavam nas redes sociais, hoje todos sentem a necessidade de aderir ao que o digital oferece.

Site, sinalização digital, e-mail marketing, aplicativos e outras soluções dependem, basicamente, de design. Além da identidade visual, ele ajuda na questão da usabilidade de tudo isso.

Ao abrir o site de uma loja online, por exemplo, o cliente espera que o processo de compra seja intuitivo, muito fácil de usar. Quando ele encontra dificuldades na navegação ou considera tudo muito confuso, tende a abandonar a página e buscar o que ele deseja em outro lugar.

Construção de embalagens

Na construção de embalagens, o design encontra soluções funcionais, práticas e precisas para os mais diversos tipos de produtos — passando por todas as categorias. Acredite, isso é de extrema importância!

Você sabia que, muitas vezes, o primeiro contacto do consumidor com a sua marca acontece no ponto de venda? Geralmente, ele se encontra exposto ao lado dos seus principais concorrentes. Desse modo, é preciso mais do que se destacar.

É pouco o tempo que o produto tem para transmitir uma mensagem e criar uma imagem positiva, mostrando que se trata da melhor escolha. Além de bonita e impactante, precisa apresentar seus benefícios com o máximo de clareza.

Melhoras no ponto de venda

A importância do design também implica em melhorias no ponto de venda. Ele participa do conjunto de esforços para aumentar o número de conversões, concentrando-se nas acções estratégicas no local onde o cliente está.

Essa não é apenas uma questão visual, pois, inclui estratégias sensoriais, que despertam os cinco sentidos de cada cliente. A visão pode ser estimulada por cores e imagens, enquanto o tacto pela colocação dos produtos ao alcance das mãos.

O olfacto recebe estímulos com fragrâncias adequadas ao posicionamento da marca. Já o paladar envolve a degustação de comidas ou a oferta de bebidas durante as compras. Por fim, a música ambiente activa os sensores auditivos.

Criação de experiências

Perceba que o design tem muito a ver com a criação de experiências — complexas ou não o objectivo dele é fazer com que o contacto entre o cliente e sua marca seja o mais positivo e gere a esperada conversão.

Isso não acontece somente no ponto de venda, mas em qualquer lugar que é possível fazer esse contacto, e-mail, site, materiais de comunicação e outros). Para o consumidor actual, isso é algo importantíssimo.

Lembre-se de que seus concorrentes também investem na melhoria dos produtos e serviços deles. Em alguns casos, eles chegam a ficar tão bons ou melhores que o seu. Contudo, a sua experiência pode oferecer uma proposta de valor maior.

Transformação dos processos de comunicação

O modo como uma marca se comunica com seus clientes podem ser transformado por meio do design. A maneira como ela se posiciona visualmente consegue transmitir mensagens como sustentabilidade, valor, responsabilidade social e outras.

O design pode deixar, por exemplo, mais leve a experiência de comunicação entre seus clientes e o atendimento online. O acesso a um atendimento pode ser facilitado por meio de uma página mais amigável e simples.

A mesma mudança pode acontecer em seu e-commerce, ponto de venda, materiais de comunicação, embalagens e em tudo que envolve o contacto entre a marca e o cliente.

Percebeu como a importância do design vai muito além da identidade visual? Por isso, você não pode entregar essa responsabilidade nas mãos de qualquer pessoa. Especialistas são capazes de maximizar os resultados da sua empresa por meio de um design claro, objectivo e feito para criar uma experiência positiva.

E aí gostou deste post? Você encontra os melhores especialistas na TraceCommunication, agência de comunicação que tem como diferencial um acabamento primoroso no trabalho que entrega. Fale connosco e conheça nossas soluções em branding, design, propaganda, digital, mídia social e endomarketing!

Ler também: Agência de Comunicação e Agência de Publicidade: quais as diferenças?

Beethoven Wanga

Beethoven Wanga

Deixe o seu comentário

Sobre nós

A TraceCommunication foi fundada em 2014. Apresenta-se como uma agência de Comunicação digital, Marketing e Design e Produção de materiais de comunicação, especializada na prestação de serviços de comunicação empresarial.

Seguir

Vídeo da semana